Medicina do Trabalho

O trabalhador corresponde a uma das peças mais importantes do processo produtivo e a proteção à sua saúde é fundamental para o desenvolvimento social e econômico da organização.

Os principais desígnios da Saúde Ocupacional são:

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

 



O PCMSO é parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da organização no campo da saúde de seus empregados.

Trata-se de um Programa de Saúde, elaborado por Médico Responsável, embasado e em consonância com os riscos ocupacionais identificados e classificados pelo PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) da organização.

São diretrizes do PCMSO:

a) rastrear e detectar precocemente os agravos à saúde relacionados ao trabalho;

b) detectar possíveis exposições excessivas a agentes nocivos ocupacionais;

c) definir a aptidão de cada empregado para exercer suas funções ou tarefas determinadas;

d) subsidiar a implantação e o monitoramento da eficácia das medidas de prevenção adotadas na organização;

e) subsidiar análises epidemiológicas e estatísticas sobre os agravos à saúde e sua relação com os riscos ocupacionais;

f) subsidiar decisões sobre o afastamento de empregados de situações de trabalho que possam comprometer sua saúde;

g) subsidiar a emissão de notificações de agravos relacionados ao trabalho, de acordo com a regulamentação pertinente;

h) subsidiar o encaminhamento de empregados à Previdência Social;

i) acompanhar de forma diferenciada o empregado cujo estado de saúde possa ser especialmente afetado pelos riscos ocupacionais;

j) subsidiar a Previdência Social nas ações de reabilitação profissional;

k) subsidiar ações de readaptação profissional;

l) controlar da imunização ativa dos empregados, relacionada a riscos ocupacionais, sempre que houver recomendação do Ministério da Saúde.

O PCMSO define e planeja a realização dos exames médicos clínicos e complementares necessários,

conforme os riscos ocupacionais identificados, bem com sua periodicidade, aplicação e estabelece os critérios de interpretação e condutas relacionadas aos achados médicos de cada exame. Sendo eles: admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de risco e demissional.

 

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional para estabelecimentos de saúde
 



Esta Norma Regulamentadora tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores em estabelecimentos de assistência à saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Para fins de aplicação desta Norma Regulamentadora, entende-se por estabelecimentos de assistência à saúde, qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, em qualquer nível de complexidade, em regime de internação ou não.

Atualmente o INSAT atende mais de 70 entidades de saúde, entre hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios.


EXAMES MÉDICOS OCUPACIONAIS
 



A obrigatoriedade do exame médico ocupacional está prevista no PCMSO, conforme abaixo:


Finalidade do exame médico:

Para o empregador:


Para o empregado:
• Garantia da manutenção das condições de saúde para o desempenho da função;
• Minimizar a chance de arbitrariedades em caso de doença ou acidente.

LAUDO PNE
A lei 8213/91 exige que empresas com mais de 100 funcionários contratem profissionais portadores de necessidades especiais. Para um funcionário se enquadrar como portador de necessidades especiais, ele precisará de um atestado médico (chamado Laudo PNE) que comprove a sua necessidade especial. Entre em contato com o INSAT para outras informações.

EXAMES COMPLEMENTARES
 

 

 



Além dos exames clínicos, a legislação trabalhista prevê exames complementares.

Eles são definidos pelo médico coordenador do PCMSO de acordo com a função e riscos aos quais o trabalhador está exposto.

O INSAT realiza a maioria dos exames complementares em sua própria sede, sem deslocamento do funcionário. Segue abaixo os exames mais solicitados.


Audiometria

Objetivo: Esse teste é realizado para monitorar, em especial, trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados.

A audiometria ocupacional tem um importante papel no acompanhamento de alterações auditivas em trabalhadores que atuam em ambientes com alto nível de ruído. O exame é obrigatório para todos os trabalhadores expostos a níveis de ruído acima dos limites de tolerância.

Local: INSAT
Preparação: Repouso acústico de pelo menos 12horas
Resultado: IMEDIATO

Espirometria

Objetivo: Avaliar a capacidade respiratória do trabalhador.

Local: INSAT
Preparação: O trabalhador não deve fumar nem beber café e chá nas 6 horas que antecedem o exame.
Resultado: IMEDIATO

ECG - Eletrocardiograma

Objetivo: Registrar a atividade elétrica do coração, identificando presença de alterações funcionais e/ou anatômicas e doenças do coração.
Local: INSAT
Preparação: Recomenda-se que ao realizar o ECG, o paciente não tenha feito nenhum esforço físico nos últimos 10 minutos, nem fumado nos 40 minutos que antecedem o exame.
Resultado: 01 dia

EEG - Eletroencefalograma


Objetivo: Analisar a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo do paciente
Local: INSAT
Preparação: Recomenda-se que ao realizar o EEG, o colaborador esteja com a cabeça limpa, seca e sem gel para uma melhorar fixação dos eletrodos que farão a leitura da atividade elétrica cerebral.
Resultado: 01 dia

Raio X tórax

Objetivo: Diagnosticar doenças que afetem o tórax, seu conteúdo e suas estruturas próximas. Verificar a presença de fraturas, doenças ósseas, tumores no parênquima pulmonar, além de outros problemas clínicos em geral, além de acompanhar a evolução de tais doenças.
Local: Clinica credenciada do INSAT no centro de Curitiba.
Preparação: Dependendo do local do exame, é necessário tirar a roupa e acessórios (brincos, piercings, relógio, colar, etc.) que possam bloquear a passagem dos raios X e interferir na precisão do exame.
Resultado: 01 dia

Exames laboratoriais

Objetivo: Auxiliar em diagnósticos e avaliações do colaborador em virtude da função. Podem ser realizados no sangue, fezes ou urina.
Local: INSAT
Preparação: Dependendo de cada exame
Resultado: Depende de cada exame - consulte o INSAT

GESTÃO DO ABSENTEÍSMO
 



Faltas, atrasos e ausências injustificadas no ambiente de trabalho é uma realidade que tem preocupado muitos dirigentes de empresas, principalmente pelo impacto negativo que ela gera nos ambientes de trabalho com reflexo na produtividade.

Nem sempre a causa do absenteísmo é por doença propriamente dita, podendo estar relacionada a problemas de saúde, estresse e insatisfação com a empresa. Dessa forma, o primeiro passo para a gestão do absenteísmo é observar o que está causando a situação, mantendo um canal de diálogo aberto com os trabalhadores.

Pensando nisso, criamos o Programa INSAT de Gerenciamento de Absenteísmo (PIGA). Este programa é formado por 3 fases: implantação, controle e resultados, através de uma ação conjunta entre o INSAT e os diretores/RH das empresas.

O INSAT desenvolve, adapta, implanta e acompanha o PIGA por um período nunca inferior a 12 meses, por saber que os resultados começam a aparecer após o primeiro ano de funcionamento do programa. O PIGA é considerado pelas empresas que já o conhecem como um investimento com retorno garantido.

Investir na saúde ocupacional dos colaboradores ainda é uma grande ferramenta no combate ao absenteísmo. São pequenas ações que impactam positivamente na qualidade de vida dos colaboradores, fazendo-os sentir-se mais motivados, seguros e confortáveis no desempenho de suas atividades.

Entre em contato com o INSAT para saber mais sobre o PIGA.

PCA - Programa de Conservação Auditiva
 



O PCA - Programa de Conservação auditiva é um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais. É um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas. Onde existir o risco para a audição do trabalhador há necessidade de implantação do PCA

Dentre os objetivos específicos do PCA pode-se destacar:


O PCA é mais um programa que une forças com o PPRA e PCMSO na busca por condições menos agressivas ao trabalhador. A grande vantagem do PCA é agir com foco direcionado ao problema (nesse caso, o ruído ocupacional). Assim a chance de sucesso na implantação das medidas corretivas e preventivas aumenta bastante.

Serviços
SEGURANÇA DO TRABALHO
MEDICINA DO TRABALHO
ERGONOMIA
E-SOCIAL
LAUDOS TÉCNICOS
Notícias
NOVIDADE: GERENCIAMENTO EM SEGURANÇA OPERACIONAL
SERVIÇOS INSAT x PANDEMIA
PRORROGAÇÃO ESOCIAL
ANAMT - Associação Nacional de Medicina do Trabalho
VER TODAS AS NOTÍCIAS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda à quinta-feira das 7:30 às 17h
Sexta-feira das 7:30 às 13:00

E-MAIL
insat@insatnet.com.br

ENDEREÇO
Avenida Sete de Setembro, 2451
Edifício 7th Avenue Work
80230-010 – Rebouças

RELACIONAMENTO AO CLIENTE
41 3218-4436
relacionamento@insatnet.com.br

Orçamento
Solicite um orçamento com o INSAT.
2020 - Grupo Insat - Todos os direitos reservados
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB